Reflexos do Grenal e a 13ª rodada


Passado o Grenal e as diversas análises da imprensa, algumas mais sóbrias e outras exageradas, como alguns gostam de fazer, é dia de ver os reflexos da rodada em campo para os dois times gaúchos. Rapidamente ainda sobre o Grenal, no meu modesto ponto de vista, o que vi no primeiro tempo foi um Inter melhor, com mais posse de bola, porém rodando, rodando e rodando a bola na intermediária e próximo a área gremista, sem criar grandes oportunidades. Seria culpa da falta de jogada pelos lados, ou mera coincidência? Nilmar, isolado pela má fase e má escalação tática de Taison, conseguiu fazer seu gol, mas não foi suficiente, pois do outro lado havia Souza, um exímio cobrador de faltas. E no segundo tempo, D’Alessandro e Andrezinho sumiram, parecendo sem preparo, e o Grêmio tomou conta do jogo, embora também sem tantas chances. Mas, contando com alguns bons jogadores como Souza e a surpresa Mário Fernandes, e usando a bola parada outra vez e o oportunismo de Maxi Lopez, passou a frente no placar, e a equipe colorada não esboçou a menor reação no restante do jogo.
Voltando à rodada de hoje, o Grêmio, para provar que está mesmo melhorando e que pode aspirar alguma coisa no campeonato, precisa buscar uma vitória contra o Avaí em Florianópolis. A campanha tricolor fora de casa é risível: um empate e quatro derrotas, ainda que uma delas com um pênalti contestadíssimo a favor do Atlético-MG. O adversário vem embalado por duas vitórias fora de casa e quer manter o bom momento jogando em seu estádio, mas tem elenco para no máximo tentar escapar do rebaixamento. A vitória gremista é quase uma obrigação, ainda mais considerando-se que o time tem dois jogos a mais em casa até agora e ocupa uma posição apenas razoável na tabela. Veremos se a improvisação do zagueiro como lateral-direito que deu certo no Grenal se confirma, e se Maxi Lopez continua sendo o único atacante mais regular, enquanto Autuori se vira com o que tem na lateral-esquerda e na outra vaga para o ataque. Aos que se empolgaram com a atuação tricolor no Grenal, cautela, ainda falta muito para o Grêmio comprovar essa ascensão que surge modestamente ainda.
Já no lado colorado, a crise que ronda o estádio desde a perda de dois títulos pode começar a ser espantada nesta rodada, caso vença o São Paulo em casa. A equipe paulista, apesar de ter bons jogadores, está longe de apresentar o conjunto e a consistência de outros anos. Porém, no Inter o quadro não é muito mais animador. As laterais, especialmente a direita, estão muito aquém do necessário, embora em parte por culpa do esquema de Tite. Na zaga, Índio tem a última chance de mostrar que seu futebol não desapareceu nas supostas noitadas em Novo Hamburgo. O meio carece de mais organização e chegada, e no ataque Taison sumiu e Alecsandro não dá resposta satisfatória. Ou seja, há problemas em todos os setores. . Além disso, parece que o condicionamento físico, que será definitivamente atrapalhado pela Copa Suruga, tem matado o time no segundo tempo, quando sofre a maior parte dos gols. Mas há consciência que estes problemas podem ser resolvidos, seja trocando algumas peças, seja reorganizando o time taticamente, pois os jogadores não podem simplesmente ter desaprendido de uma hora para outra. No meu lado torcedor, a minha paciência com Tite ainda não se esgotou, mas está próximo disso. Se não vencer o São Paulo hoje, sua situação ficará insustentável, pois não tenho dúvida que os corajosos colorados que enfrentarem o frio protestarão muito. E, ainda que o elenco do Inter possua algumas carências, especialmente lateral-direita e um meio-de-campo em condições de disputar posição com Magrão (saudades de Tinga), com competência técnica e tática, dá pra fazer muito mais do que está sendo feito, repetindo-se nos erros e nas tentativas de soluções.
Avaí X Grêmio, Inter X São Paulo, aguardemos a rodada da noite e vejamos como ficam os times na primeira rodada pós-Grenal. O Futeblog disponibilizará em breve os links para assistir as partidas ao vivo pela Internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: